CGTP marcha a 8 de novembro contra pacote laboral e admite greve geral “num futuro próximo”

  • ECO e Lusa
  • 24 Setembro 2025

Confederação liderada por Tiago Oliveira promete um "processo de luta exigente, urgente e prolongado" contra o anteprojeto do Governo. O próximo protesto acontece em Lisboa com uma marcha nacional.

A CGTP convocou para 8 de novembro uma marcha nacional, a realizar em Lisboa, contra o anteprojeto do Governo de revisão da legislação laboral, admitindo ainda avançar com uma greve geral “num futuro próximo”, anunciou o secretário-geral da central sindical.

O objetivo é dar “uma mensagem clara ao Governo” para que reverta “a sua posição relativamente ao pacote laboral”, afirmou o secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP), Tiago Oliveira, em conferência de imprensa, em Lisboa.

Esta iniciativa enquadra-se num conjunto de ações que a central sindical vai levar a cabo para intensificar as formas de luta contra o anteprojeto do Governo, após as manifestações realizadas no sábado em Lisboa e no Porto.

“Foi um primeiro passo num processo de luta exigente, urgente e prolongado. Cresce a oposição ao pacote laboral, multiplicam-se as tomadas de posição de estruturas sindicais, de comissões de trabalhadores, de largos milhares de trabalhadores em reuniões e plenários, e esta onda de rejeição vai crescer muito mais”, frisa.

Em comunicado enviado às redações, sublinha que “é preciso dar resposta a esta agressão aos trabalhadores (…) que faz parte de uma política de assalto aos direitos fundamentais e de afronta à Constituição, que atinge quem trabalha e trabalhou, os serviços públicos e as funções sociais do Estado”.

Se o pacote laboral for aprovado, avisa a CGTP, “representaria um enorme retrocesso nos direitos dos trabalhadores”. “Não só não resolve os problemas que já hoje existem na legislação laboral, com normas que agridem os trabalhadores e os seu direitos e que precisam de ser revogadas, como agravam a situação. É uma resposta integral às pretensões do capital que os patrões aplaudem”, lê-se no mesmo documento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGTP marcha a 8 de novembro contra pacote laboral e admite greve geral “num futuro próximo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião