Dona da seguradora Victoria finaliza compra da resseguradora Arundo Re

O consórcio da SMABTP, detentora das seguradoras Victoria em Portugal, e a mutualista MACSF compraram os restantes 25% do capital da Arundo Re à estatal francesa CCR.

O consórcio formado pela SMABTP, grupo mutualista francês especializado em seguros para o setor da construção – e que detém as seguradoras Victoria em Portugal – e a MACSF – outro grupo mutualista francês, focado em seguros e serviços financeiros para profissionais de saúde, compraram os restantes 25% do capital da Arundo Re.

A empresa adquirida – nova designação desde janeiro deste ano da CCR Re – é uma companhia francesa de resseguro que pertencia CCR – Caisse Centrale de Réassurance, entidade pública francesa que detinha originalmente 100% da empresa.

O Estado francês continua a controlar a CCR atribuindo-lhe missão pública como gerir o resseguro de catástrofes naturais em França, mas já tinha cedido 75% do capital da então CCR Re a este consórcio em 2023 quando decidiu desinvestir nesta sua subsidiária de resseguros comerciais.

A Arundo Re, agora controlada pelo consórcio em que SMABTP detém 70% e a MACSF o restante, obteve 1.361 milhões de euros em prémios em 2024, apresentando um rácio combinado de 94,4%, ou seja rentabilidade técnica ainda longe dos 100%, valor acima do qual se considera prejuízos de uma companhia no negócio segurador.

A seguradora Victoria foi pioneira nos seguros de saúde em Portugal e foi comprada pela SMABTP em 2011. As suas seguradoras Victoria Vida e Victoria Seguros em conjunto constituem o 15º maior grupo segurador em Portugal com 1,1% quota de mercado no primeiro semestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da seguradora Victoria finaliza compra da resseguradora Arundo Re

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião