INE espanhol confirma inflação de 9,8% em março em Espanha

  • Lusa
  • 13 Abril 2022

INE espanhol confirma inflação homóloga de 9,8%, um recorde desde maio de 1985. Valor mantém-se igual ao anunciado em 30 de março e supera inflação de 7,6% em fevereiro.

O Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE) confirmou que a inflação homóloga em Espanha se situou em março nos 9,8%, o nível mais alto desde maio de 1985, devido ao aumento dos preços da eletricidade, dos combustíveis e dos alimentos.

O IPC publicado esta quarta-feira pelo INE permaneceu inalterado em relação ao valor estimado anunciado em 30 de março e é 2,2 pontos percentuais superior ao valor de fevereiro, que foi de 7,6%.

Destes 2,2 pontos de diferença, os maiores contribuintes foram o grupo habitacional (0,9 pontos), devido ao aumento da eletricidade, e o dos transportes (0,7 pontos), devido à subida dos preços dos combustíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE espanhol confirma inflação de 9,8% em março em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião