Taxa de inflação homóloga ultrapassa 7% em março na Zona Euro e UE

  • Lusa
  • 21 Abril 2022

Inflação portuguesa acelera em março para 5,5%, terceiro valor mais baixo entre os Estados-membros, liderados pela Lituânia (15,6%). Inflação homóloga acelera para 7,4% na Zona Euro, e 7,8% na UE.

A taxa de inflação homóloga ultrapassou a barreira dos 7% tanto na Zona Euro quanto na União Europeia (UE) em março e só em Malta se fixou abaixo dos 5%, segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico da UE, em março, a taxa de inflação homóloga foi de 7,4% na Zona Euroligeiramente abaixo dos 7,5% previstos na estimativa rápida de dia 1 -, face aos 5,9% de fevereiro e aos 1,3% do mesmo mês de 2021.

Na UE, a taxa de inflação chegou aos 7,8%, contra 6,2% de fevereiro e 1,7% de março de 2021.

Entre os Estados-membros, as taxas de inflação mais baixas foram observadas em Malta (4,5%), França (5,1%) e Portugal (5,5%) e as mais altas na Lituânia (15,6%), na Estónia (14,8%) e na República Checa (11,9%).

Considerando os componentes do indicador, as maiores contribuições para a taxa de inflação em março provêm do setor da energia (4,36 pontos percentuais, pp), seguindo-se o dos serviços (1,12 pp), da alimentação, álcool e tabaco (1,07 pp) e dos bens industriais não energéticos (0,99 pp).

A taxa de inflação na Zona Euro e UE tem vindo a acelerar desde junho de 2021, puxada pela subida dos preços dos combustíveis, e a atingir valores recorde desde novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação homóloga ultrapassa 7% em março na Zona Euro e UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião