Merck Portugal compromete-se a contribuir para igualdade salarial entre géneros

A iniciativa "As One for Diversity, Equity & Inclusion", inspirada no projeto ClosinGap, levado a cabo pela Merck Espanha, chega a Portugal com o apoio da AESE  Business School.

A Merck vai lançar a iniciativa “As One for Diversity, Equity & Inclusion” em Portugal. O objetivo é trabalhar em particular na diversidade de género, tornando os conceitos de diversidade, equidade e inclusão cada vez mais uma realidade, envolvendo vários setores de atividade. Por cá, a iniciativa — inspirada no projeto ClosinGap, levado a cabo pela Merck Espanha — decorre com o apoio da AESE Business School.

“Queremos ser agentes de mudança e ajudar a reduzir o gap. Para isso, convidamos as empresas a juntarem-se à implementação deste projeto, independentemente da sua área de atuação”, refere Pedro Moura, diretor-geral da Merck Portugal, em comunicado.

Apesar de todos os esforços recentes, das promessas e das medidas anunciadas por empresas e autoridades, a igualdade salarial continua a ser apenas uma miragem: ainda vão ser necessários 30 anos para atingir essa meta. “É expectável que apenas em 2052 homens e mulheres recebam o mesmo salário médio mensal para funções homólogas”, refere a Merck, com base no retrato das evoluções registadas em Portugal no decorrer da última década, elaborado pela Spirituc.

Estes e outros dados vão ser apresentados no evento “As One for Diversity, Equity & Inclusion”, uma iniciativa da Merck que vai decorrer esta quinta-feira, pelas 16h00, num registo híbrido.

“São dados que nos devem fazer refletir sobre as mudanças que ainda são necessárias para termos uma verdadeira diversidade, igualdade e inclusão de género”, refere Pedro Moura. “Na Merck, a nossa aposta vai no sentido de equipas heterogéneas, do reconhecimento dos direitos de cada um, de um esforço contínuo para que todos os colaboradores sejam incluídos da mesma forma e isso tem tido tradução nos números: a nível do grupo Merck, existem 35% de mulheres em cargos de liderança e 43% na força de trabalho global e em Portugal mais de metade da liderança é ocupada por mulheres. É certo que há ainda muito a fazer, mas temos de agir e fazer acontecer a mudança e consequente obtenção de resultados”, descreve.

No setor da ciência e tecnologia, a Merck opera nas áreas de healthcare, life science e electronics e conta com cerca de 52.000 colaboradores. Em 2021, a empresa gerou vendas de 19,7 mil milhões de euros nos países onde atua.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merck Portugal compromete-se a contribuir para igualdade salarial entre géneros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião