Depois do Reino Unido, Dinamarca também quer enviar refugiados para o Ruanda

A Dinamarca está em negociações com o governo do Ruanda sobre um eventual acordo para reenviar migrantes e requerentes de asilo de várias nacionalidades para o país da África Oriental.

A Dinamarca está em negociações com o governo do Ruanda sobre um eventual acordo para reenviar migrantes e requerentes de asilo de várias nacionalidades para o país da África Oriental, anunciou o ministro dinamarquês da Imigração e Integração, em comunicado, citado pelo Politico.

Estas negociações surgem cerca de uma semana depois de o Reino Unido ter chegado a acordo com Ruanda “para acolher os requerentes de asilo e migrantes, e oferecer-lhes formas legais de viver” no país, afirmou o ministro ruandês dos Negócios Estrangeiros, Vincent Biruta, a 15 de abril, numa declaração divulgada pela agência France Presse.

Este acordo vai custar ao Reino Unido cerca de 120 milhões de libras (cerca de 144,14 milhões de euros à taxa de câmbio atual) e passa por reenviar os refugiados que passam o Canal da Mancha, para chegarem a solo britânico à procura de asilo, para o Ruanda. Esta decisão gerou duras críticas por parte de várias ONG’s internacionais, que apelidam o plano de “cruel e desagradável”.

Não obstante, segundo o Político, as autoridades dinamarquesas defendem que um acordo como o feito pelo Reino Unido é a melhor maneira para evitar que os refugiados caiam no negócio de tráfico de pessoas. “É necessária uma reforma do atual sistema de asilo para romper com o modelo de negócios cínico dos contrabandistas de seres humanos”, justificou Mattias Tesfaye, ministro da Imigração e Integração da Dinamarca.

O assunto vai ser discutido na próxima semana pelo Parlamento dinamarquês, sendo que em junho de 2021 os deputados dinamarqueses aprovaram uma lei que prevê a transferência de requerentes de asilo para fora da União Europeia, apesar de a iniciativa ter merecido a oposição por parte da Comissão Europeia e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois do Reino Unido, Dinamarca também quer enviar refugiados para o Ruanda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião