Lagarde reitera que BCE vai manter flexibilidade na condução da política monetária

  • Lusa
  • 21 Abril 2022

"Nas atuais condições de alta incerteza, manteremos a opcionalidade, o gradualismo e a flexibilidade na condução da política monetária”, afirmou Christine Lagarde.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse esta quinta-feira que a instituição irá manter a opcionalidade e a flexibilidade na condução da política monetária face à elevada incerteza.

“Olhando para o futuro, a nossa política monetária irá depender dos dados recebidos e da nossa avaliação da evolução das perspetivas. Nas atuais condições de alta incerteza, manteremos a opcionalidade, o gradualismo e a flexibilidade na condução da política monetária”, afirmou Christine Lagarde, durante uma intervenção no Comité Monetário e Financeiro Internacional, nas reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Segundo a responsável pelos destinos da moeda única na zona euro, o BCE irá tomar “todas as medidas necessárias para cumprir” o seu mandato de estabilidade de preços e contribuir para salvaguardar a estabilidade financeira. “A guerra na Ucrânia também está a criar riscos de repercussões regionais que podem afetar negativamente os mercados financeiros da zona euro”, acrescentou.

Para Lagarde, a invasão russa da Ucrânia é um momento decisivo para a Europa, considerando que “viola os princípios fundamentais da paz e segurança internacionais e mina a ordem económica internacional”. “O Conselho do BCE expressa o total apoio ao povo da Ucrânia. A guerra terá um impacto material na atividade económica e na inflação, não apenas na Europa, mas também a nível global”, disse.

A presidente do BCE defendeu ainda que perante o atual contexto “a comunicação clara dos principais bancos centrais sobre a sua política monetária e as perspetivas económicas continua a ser importante”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagarde reitera que BCE vai manter flexibilidade na condução da política monetária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião