5 coisas que vão marcar o dia

Esta terça-feira, Fernando Medina vai ser ouvido no Parlamento sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2022. Arranca a fase instrutória do caso BES. Eurostat mede o "pulso" ao setor automóvel.

Esta terça-feira, Fernando Medina vai ser ouvido na Assembleia da República, a propósito da proposta de Orçamento do Estado para 2022. Na Justiça, arranca a fase instrutória do processo BES/GES. No plano económico, o Santander Portugal vai apresentar as contas referentes primeiro trimestre de 2022, enquanto o Eurostat mede o “pulso” ao setor automóvel.

Fernando Medina é ouvido na AR

O ministro das Finanças, Fernando Medina, vai ser ouvido na Comissão de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República, a propósito da discussão na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). No documento divulgado, o Governo reviu em baixa o crescimento económico para 4,9% este ano, ainda assim e apesar do impacto da guerra, o PIB português deverá conseguir completar a retoma.

Arranca fase instrutória do caso BES/GES

Depois de ter sido adiado por duas vezes, arranca esta terça-feira a fase instrutória do processo BES/GES. Considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa, este caso conta 30 arguidos (dois quais 23 pessoas e sete empresas), num total de 361 crimes. Segundo a acusação do Ministério Público, a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.

Santander Portugal apresenta contas ao mercado

Esta terça-feira, o Santander Portugal vai apresentar os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2022. É o primeiro grande banco em Portugal a apresentar contas do trimestre. O Santander Portugal fechou 2021 com lucros de 298,2 milhões de euros, o que representa uma subida de 1% em relação a 2020.

Fim do prazo para entrega de candidaturas aos estágios da administração pública

Esta terça-feira, termina ainda o prazo de candidaturas das entidades públicas ao programa de estágios da administração pública, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo da reforma “Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro” e que conta com uma dotação de 12,3 milhões de euros. Em causa está a abertura de 1.000 vagas para jovens licenciados, mas o número poderá ser maior, dado que esta nova edição vai acolher as vagas que sobraram da primeira edição. Esta segunda edição do programa arrancou a 8 de janeiro e estava previsto que terminasse a 21 de fevereiro, mas o prazo foi prorrogado.

Como evolui o setor automóvel na União Europeia?

O Eurostat divulga, esta terça-feira, as estatísticas relativas ao comércio de automóveis na União Europeia (UE) em 2021. Em 2020, a venda de automóveis na Europa recuou 23,7% para menos de dez milhões de veículos, penalizada pelas medidas tomadas para fazer face à pandemia, segundo os dados da associação de fabricantes europeus (ACEA). Portugal foi o terceiro mercado que mais sofreu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião