Direto Putin diz a Guterres que ainda tem “esperança” nas conversações com a Ucrânia

  • ECO
  • 26 Abril 2022

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse esta terça-feira ao secretário-geral da ONU que ainda tinha esperança nas negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia

Apesar do facto de a operação militar estar em curso, ainda esperamos ser capazes de chegar a acordos na via diplomática. Estamos a negociar, não rejeitamos [conversações]“, disse Putin a António Guterres, que se encontra de visita a Moscovo.

Sentado frente a frente com Guterres, na já famosa longa mesa no Kremlin, o Presidente russo afirmou que os esforços nas negociações com a Ucrânia tinham “descarrilado” devido às alegações de atrocidades cometidas pelas forças russas em Bucha, uma localidade nos arredores da capital ucraniana.

“Houve uma provocação na aldeia de Bucha, com a qual o exército russo nada teve que ver”, reiterou, acrescentando que save “quem preparou esta provocação, por que meios, e que tipo de pessoas trabalharam nela”.

Putin disse ainda a Guterres que tem consciência das “preocupações [da ONU] acerca da operação militar russa” na Ucrânia e que está pronto a discuti-la, mas culpou a invasão ao país por aquilo que apelida de “golpe de Estado” que derrubou um presidente pró-russo em 2014.

Por sua vez, Guterres reiterou o apelo que fez no encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, pedindo que Moscovo e Kiev trabalhem em conjunto com a ONU na criação de corredores humanitários para ajudar à retirada de civis na Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin diz a Guterres que ainda tem “esperança” nas conversações com a Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião