Lucro do Abanca sobe 13% para 81,2 milhões no primeiro trimestre

Banco com sede na Galiza justifica subida dos resultados trimestrais com a “capacidade de gerar receitas recorrentes” e a “otimização de custos”.

O Abanca registou lucros de 81,2 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, correspondendo a uma subida em termos recorrentes de 13,2%, com o banco espanhol a justificar o bom desempenho com a “capacidade de gerar receitas recorrentes” e a “otimização de custos”.

A margem financeira aumentou 4,4% para 171,3 milhões de euros, enquanto as comissões subiram 4% para 69,3 milhões, tendo sido “impulsionadas pelo dinamismo na comercialização de ativos fora do balanço, que também aumentaram 11,1% nos últimos 12 meses”.

Já as despesas operacionais caíram 6,8% para 175,5 milhões “graças aos projetos de racionalização levados a cabo”, disse ainda o banco. “Nos próximos trimestres, as sinergias geradas com as empresas integradas em 2021 irão gradualmente fazer-se sentir”, acrescenta.

O volume de negócios cresceu 9,4 mil milhões de euros em relação a março de 2021, numa evolução “equilibrada” entre empréstimos e depósitos. O crédito a clientes subiu 8,6% para 45,7 mil milhões. Os recursos de clientes aumentaram 11% para 61,9 mil milhões, com os depósitos a crescerem 11% para 49,4 mil milhões.

O Abanca salienta ainda a “elevada qualidade” da sua carteira de ativos, indicando que o rácio de malparado se fixou nos 2,1% no final de março, “muito abaixo da média do setor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Abanca sobe 13% para 81,2 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião