DGEG revela descida de 10 cêntimos na gasolina e 8,6 no gasóleo

O Governo tinha anunciado reduções de 14 e 15 cêntimos nos combustíveis, mas estas não tinham em conta evolução do preço nos mercados internacionais. Os preços deviam descer dez e 11 cêntimos.

Os preços da gasolina caíram quase 10 cêntimos por litro e os do gasóleo 8,6 cêntimos no gasóleo, esta semana, de acordo com os dados da oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Em média, as gasolineiras refletiram a descida do ISP anunciada pelo Executivo, depois de descontado o efeito da evolução dos preços decorrente da cotação do brent, mas também da desvalorização do euro face ao dólar.

O preço médio da gasolina 95 foi de 1,975 euros por litro na semana passada e esta segunda-feira caiu para 1,878, segundo a DGEG. Já o gasóleo custava 1,926 euros por litro na semana passada, preço que desceu para 1,840 esta semana.

As descidas foram ligeiramente inferiores ao esperado. No caso da gasolina, apontava-se para uma queda de 11 cêntimos e desceu 9,7 e no gasóleo em vez dos dez cêntimos previstos, afinal o litro ficou apenas 8,6 cêntimos mais barato.

A expectativa da redução do preço dos combustíveis acabou por gerar alguma confusão porque na sexta-feira o Executivo revelou apenas os descontos resultantes dos desagravamento da carga fiscal: um desconto adicional do imposto de 14,2 cêntimos por litro de gasóleo e 15,5 por litro de gasolina, sem fazer qualquer referência à evolução dos preços no mercado internacional.

Como salienta o secretário-geral da Apetro, em declarações ao ECO, “podia-se anunciar a descida, mas há que contar com outros fatores e um deles é o preço nos mercados internacionais”. Face à média da semana passada, “tivemos uma subida devido ao aumento das cotações mas também pela desvalorização do euro face ao dólar”, disse António Comprido. Tal “atenuou o efeito da descida do ISP”, já que “o produto custou mais”, apontou.

Além disso, o responsável salientou também que quando se olha para o valor médio da DGEG “é preciso ter em conta que há algum atraso na comunicação das alterações de preços”, aponta, pelo que “amanhã [quarta-feira] no site vamos ver um valor inferior e no dia a seguir ainda inferior”.

De facto, o preço médio apresentado pela DGEG é o de segunda-feira. O organismo tem também um site onde apresenta os preços médios diários, e os dados referentes a terça-feira já mostram um preço mais baixo: 1,871 euros por litro de gasolina simples e 1,835 euros por litro de gasóleo simples.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGEG revela descida de 10 cêntimos na gasolina e 8,6 no gasóleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião