BCE deve começar a subir juros, mas não já em julho, defende responsável do banco central
Italiano Fabio Panetta, da comissão executiva do BCE, defende que se deve conhecer primeiro os números do PIB da Zona Euro relativos ao segundo trimestre antes de começar a subir os juros.
Tendo em conta as atuais circunstâncias, o Banco Central Europeu (BCE) deve começar a subir as taxas de juro, mas não o deverá fazer em julho, defendeu o membro da comissão executiva do banco central Fabio Panetta ao jornal italiano La Stampa.
“Seria imprudente agir sem antes termos visto os números do PIB para o segundo trimestre e de discutirmos medidas adicionais sem termos um conhecimento completo sobre como a economia poderá desenvolver”, disse o responsável citado pelo jornal italiano.
“Não faz muita diferença se [a subida dos juros] é dois ou três meses mais cedo ou mais tarde”, acrescentou Panetta, visto como uma das “pombas” mais proeminentes dentro do BCE.
Os mercados financeiros estão a antecipar uma subida de 20 pontos base em julho – o conselho de governadores tem reunião agendada para 21 de julho — e são cada vez mais os membros do BCE a apontar para um aperto das condições financeiras na Zona Euro para dar conta de uma taxa de inflação que atingiu valores recorde de 7,5% em abril na região.
Panetta considera que o banco central deve agir. “Com a inflação atual e esperada de médio prazo nos 2%, podemos reduzir gradualmente o nível de acomodação monetária, dando menos estímulos à economia do que no passado. Face às atuais circunstâncias, as taxas negativas e as compras de ativos poderão não ser mais necessárias”, disse.
A próxima reunião do BCE acontece a 9 de junho, quando deverá ser decidido o fim das compras de ativos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE deve começar a subir juros, mas não já em julho, defende responsável do banco central
{{ noCommentsLabel }}