Bolsas aceleram até 2% e acompanham rally em Wall Street

Depois da Fed, esta quinta é a vez de o Banco de Inglaterra anunciar decisões. Analistas antecipam subida dos juros em 25 pontos base. Ações europeias acompanham rally de 3% em Wall Street.

Wall Street teve esta quarta-feira a melhor sessão em dois anos, com o S&P 500 a acelerar cerca de 3%, depois de a Reserva Federal americana ter subido os juros em 50 pontos. O rally de Nova Iorque chegou à Europa, onde os principais índices valorizam até 2%.

O PSI também segue a onda, abrindo em alta de 0,62% para 5,967,98 pontos, com 13 das 15 cotadas em território de ganhos.

Para esta quinta-feira está reservada a decisão do Banco de Inglaterra, sendo que os analistas antecipam uma subida de 25 pontos base. Os bancos centrais estão a apertar as condições financeiras num esforço para controlar a subida dos preços. Entre os principais bancos centrais mundiais, apenas o Banco Central Europeu ainda não mexer nos juros, mas deverá fazê-lo em julho.

Na Europa, o índice de referência Stoxx 600 avança 1,49% para 447,96 pontos, acompanhado pelas principais praças do Velho Continente: de Madrid a Frankfurt, os ganhos situam-se entre 1% e mais de 2%, num arranque de sessão em que os investidores evidenciam um forte apetite pelo risco.

Em Lisboa, é a Altri quem lidera os ganhos: as ações da papeleira somam 3,84% para 6,765 euros. A energia está a ter também um bom desempenho, com a Greenvolt (controlada pela Altri) a ganhar 2,23% e a EDP Renováveis a subir 1,31%.

Altri avança quase 4%

Os pesos pesados Jerónimo Martins e BCP valorizam 2,02% e 0,89%.

Corticeira Amorim e Nos travam maiores ganhos na praça portuguesa, ao deslizarem 2,10% e 0,58%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas aceleram até 2% e acompanham rally em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião