BCE deve subir juros rapidamente, diz líder do instituto alemão Ifo
Embora a inflação na Zona Euro esteja a ser impulsionada pela alta dos preços da energia, presidente do instituto alemão Ifo considera que BCE deve subir as taxas de juro rapidamente, seguindo a Fed.
O Banco Central Europeu (BCE) deve subir rapidamente as taxas de juro, em linha com os EUA, tendo em conta a elevada inflação na Zona Euro, afirmou o presidente do instituto alemão Ifo, Clemens Fuest, ao jornal alemão Augsburger Allgemeine, citado pela agência Reuters.
“O aumento da taxa de juro dos EUA leva a uma valorização do dólar americano em relação ao euro, o que aumenta a pressão inflacionária na Europa”, disse. “A este respeito, há alguma pressão para o BCE acompanhar”, acrescentou o responsável.
Fuest admite que a inflação na Europa está a ser alimentada sobretudo pelos preços da energia, ao contrário do que sucede nos EUA. Mas “isso não muda o facto de que o BCE também tem de agir”, disse Fuest.
A Reserva Federal americana subiu os juros em 50 pontos base esta semana, naquela que foi a segunda subida anunciada este ano. A inflação na Zona Euro superou os 7% em abril e os mercados estão a apostar que o BCE venha a subir as suas taxas já na reunião de julho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCE deve subir juros rapidamente, diz líder do instituto alemão Ifo
{{ noCommentsLabel }}