O que deve saber antes de contratar um PPR. Vídeo da ASF explica

  • ECO Seguros
  • 8 Maio 2022

ASF descreve principais características dos PPR existentes no mercado, explica como pedir reembolso antecipado ou mudar de plano. Quanto melhor conhecer o produto, mais estará protegido.

Se pensa contratar um PPR, deve conhecer direitos e deveres, adverte a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) em novo vídeo online, divulgando os aspetos a ter em atenção antes de aplicar poupança num plano de poupança reforma (PPR). No 9º episódio de “Vamos Falar Seguro,” série de literacia produzida pela ASF, são apresentadas as principais características dos PPR e elencadas as situações em que é possível solicitar o reembolso antecipado do valor aplicado neste tipo de produto.

No episódio que desenvolve o tema, Lucélia Fernandes, do Departamento de Supervisão Comportamental explica a melhor estratégia para aplicar poupança nestes produtos, considerados como um complemento de rendimento para a idade da reforma.

Os PPR não são todos iguais e podem assumir 3 formas distintas: como um seguro de Vida, na forma de um fundo de pensões ou ser constituído sob a forma de fundo mobiliário. A ASF também explica por que uns têm rendimento garantido e outros PPR não oferecem garantia de capital. Neste caso, o aforrador corre risco de perder parcial ou totalmente o valor aplicado no produto. Por isso, deve conhecer bem as características do produto em que quer aplicar o seu dinheiro. Garantia de capital com rendibilidade dependem sempre das condições estabelecidas contratualmente e do perfil de risco acordado entre as partes.

Neste episódio “Vamos Falar Seguro” trata ainda os requisitos do reembolso antecipado e, por fim a questão da transferência do investimento aplicado num PPR para outro plano de poupança, alteração que depende sempre de um pedido do aforrador dirigido à entidade gestora. Existem prazos e requisitos a cumprir por parte das entidades, a que recebe o pedido de transferência e a entidade gestora do novo PPR. Em alguns casos, também haverá comissões a pagar pela transferência.

Para mais informação e esclarecimentos sobre o tema PPR assista ao vídeo aqui.

“Vamos Falar Seguro” é um programa de formação financeira que aposta no desenvolvimento e produção de conteúdos digitais, “com objetivo de apoiar o consumidor na compreensão dos produtos e serviços do setor segurador e do setor dos fundos de pensões,” recorda uma nota da autoridade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que deve saber antes de contratar um PPR. Vídeo da ASF explica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião