Hoje nas notícias: Linha SNS24, IP e cobradores de dívidas
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Até maio, a Linha SNS24 atendeu mais chamadas do que em todo o ano passado. No plano económico, o Conselho Geral de Supervisão da Infraestruturas de Portugal alerta para a necessidade de procurar uma compensação para os descontos nas portagens, enquanto a holding do Ministério da Defesa gastou quase 330 mil euros em advogados, consultores e móveis. Os cobradores de dívidas receberam 1,14 milhões de prémio.
Linha SNS24 atendeu mais chamadas até maio do que em todo o ano de 2021
Nos primeiros cinco meses deste ano, a Linha SNS24 atendeu mais chamadas do que em todo o ano passado. Trata-se de mais de 29 mil chamadas atendidas face ao valor registado em todo o ano de 2021, de acordo com os dados fornecidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde ao Público. Linha prescreveu 2,5 milhões de testes à Covid até maio, dos quais mais de 115 mil foram passados na semana passada.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
IP procura compensação por descontos nas portagens
O novo regime de descontos nas portagens teve um impacto na ordem dos 37 milhões de euros para a Infraestruturas de Portugal (IP), segundo o Conselho Geral de Supervisão (CGS) da empresa pública. Nesse sentido, a entidade alerta para a “necessidade de, em cumprimento do contrato de concessão estabelecido com o concedente Estado, ser promovido o reequilíbrio do mesmo”.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Holding do Ministério da Defesa gastou quase 330 mil euros em advogados, consultores e móveis
A holding do Ministério da Defesa, IdD – Portugal Defence, gastou 59.850 euros em aspetos jurídicos da sua restruturação e 260 mil numa consultora. A holding foi criada para promover as empresas e indústria nacional e renovada em 2020, mas desde então nenhum relatório e contas ou de atividades foi ainda publicado.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Creches sem informação do Governo sobre acesso gratuito
A partir de 1 de setembro, as creches do sistema de cooperação e das amas do Instituto da Segurança Social serão gratuitas para as crianças de um ano de idade, sendo que a gratuitidade destas creches será feita de forma progressiva, até 2024. Contudo, o Governo ainda não esclareceu as regras a aplicar e as matrículas arrancam apesar das dúvidas dos encarregados de educação.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Cobradores de dívidas recebem 1,14 milhões de prémio
Os 223 dirigentes e trabalhadores do Departamento de Gestão da Dívida (DGD) do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) tiveram direito a um prémio de desempenho com um total de 1,14 milhões de euros, tal como prevê a lei. Os cobradores de dívidas que estão sob a alçada do Ministério da Segurança Social, liderado por Ana Mendes Godinho, receberam 500 euros por mês, no caso dos dirigentes e técnicos superiores, e 340 euros por mês, no caso dos assistentes técnicos. A informação consta do relatório de Gestão do Fundo de Cobrança Executiva (FCE) da Segurança Social relativo a 2021.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Linha SNS24, IP e cobradores de dívidas
{{ noCommentsLabel }}