Le Wagon chega ao Porto para programar mais de 170 pessoas até 2023

Escola de programação chega em julho à segunda cidade em Portugal com cursos web e de ciência de dados. Localização junto às praias está a ser pensada.

A escola de programação Le Wagon vai chegar ao Porto a partir de julho. A empresa francesa quer ensinar mais de 170 alunos até ao final de 2023 nas áreas de web e de ciência de dados. A localização a Norte do segundo campus poderá ser junto à praia, admite Francisco Mendonça, responsável pela instalação do Porto.

Seis anos depois de abrir a escola de Lisboa, a Le Wagon aposta no Porto após ter “analisado, em detalhe, diversas alternativas no Norte do país”. Mas ao contrário do que acontece em Lisboa — as aulas são no centro da cidade –, o campus da Invicta poderá ter uma localização muito mais próxima do mar.

“O Porto é uma cidade com uma cultura inesgotável, elevada qualidade de vida e com características únicas, sendo uma delas a proximidade com o mar. Queremos que os nossos alunos aproveitem essa ligação enquanto estudam na Le Wagon pelo que estamos a pender para a possibilidade de termos o nosso campus localizado junto às praias da cidade e assim promover um estilo de vida mais relaxado e de maior proximidade com a natureza”, antecipa Francisco Mendonça, em declarações à Pessoas.

Relativamente a futuras expansões em Portugal, a escola francesa lembra que o país “tem o privilégio de ter diversos locais únicos, com comunidades tecnológicas em clara expansão, pelo que estaremos atentos à evolução da procura de talento, necessidades de formação e potenciais parceiros estratégicos em todo o país”.

Mais de 15 mil posições tech em aberto

Em julho arranca a operação a Norte, zona onde antecipam forte procura. “Estimamos que existam mais de 15 mil posições tech atualmente abertas na região, demonstrativas de uma crescente escassez de talento qualificado nas áreas de programação e análise/ciência de dados. O Porto, e por extensão a região do Norte, têm vindo a ser alvo de um grande investimento estrangeiro na área tecnológica, sendo crescentemente um local de eleição para nómadas digitais, bem como várias startups e scaleups portuguesas”, justifica o responsável.

A primeira turma da Le Wagon no Porto vai aprender sobre programação para internet (web development). Em outubro começam as aulas de data science. Nos primeiros seis meses na Invicta, a escola pretende formar entre 30 e 50 alunos.

Em 2023, haverá turmas novas a cada trimestre e os dois cursos vão decorrer em simultâneo. A escola pretende “mudar a vida a mais de 120 pessoas” ao longo do próximo ano. Segundo Le Wagon, em seis meses, 97% dos alunos encontram emprego depois dos cursos, e para garantir que esta taxa é cumprida, pretende apostar em parcerias na zona Norte, “com empresas relevantes na área”.

Estimamos que existam mais de 15 mil posições tech atualmente abertas na região, demonstrativas de uma crescente escassez de talento qualificado nas áreas de programação e análise/ciência de dados. O Porto, e por extensão a região do Norte, têm vindo a ser alvo de um grande investimento estrangeiro na área tecnológica

Francisco Mendonça

Responsável da escola da Le Wagon no Porto

As aulas serão totalmente presenciais nos cursos de nove semanas mas há flexibilidade para “uma eventual necessidade de rapidamente adotarmos um formato híbrido, por exemplo se um aluno adoecer”.

Nos cursos de 24 semanas, em regime de tempo parcial, as aulas são virtuais. “Esta é uma ótima opção para quem trabalha a tempo inteiro ou não possa estar presencialmente numa das duas cidades onde teremos campus físicos”, considera Francisco Mendonça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Le Wagon chega ao Porto para programar mais de 170 pessoas até 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião