Governo prevê subida de 2,8 cêntimos no gasóleo e 0,2 cêntimos na gasolina

Ao abastecer esta segunda-feira vai pagar 1,793 euros por litro de gasóleo simples e 2,018 euros por litro de gasolina simples, de acordo com as previsões do Governo.

Esta segunda-feira quando for abastecer a sua viatura vai voltar a pagar mais por litro de combustível. De acordo com as previsões do Ministério das Finanças, o litro de gasolina vai subir 0,2 cêntimos, já tendo em conta as alterações ao nível da carga fiscal, e o do gasóleo 2,8 cêntimos.

Esta semana, o Executivo optou por baixar apenas o ISP da gasolina em 0,5 cêntimos e manter inalterado o do gasóleo. “Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o Governo determina a redução da taxa do ISP em 0,5 cêntimos por litro de gasolina, a partir da próxima segunda-feira”, avança o comunicado do Ministério liderado por Fernando Medina, na sexta-feira. “A taxa unitária de ISP aplicável ao gasóleo ficará inalterada, considerando o desvio acumulado das semanas anteriores, que se estima ficar em 0,8 cêntimos por litro na próxima semana”, acrescenta o mesmo comunicado.

Isto significa que, ao abastecer esta segunda-feira vai passar a pagar, em média, 1,793 euros por litro de gasóleo simples e 2,018 euros por litro de gasolina simples.

Para a semana passada, o Governo apontava para uma descida de 4,6 cêntimos no litro de gasóleo e uma subida de 5,6 cêntimos no litro da gasolina simples 95. Mas, observando os preços médios publicados terça-feira pela Direção Geral de Energia e Geologia, o litro de diesel desceu apenas 3,2 cêntimos e o litro de gasolina afinal subiu 6,4 cêntimos. Isto significa que é preciso recusar a 4 de julho de 2016 para encontrar uma diferença tão grande entre os dois tipos combustíveis. Esta semana o gap é de 25,1 cêntimos, um máximo de quase seis anos.

O comportamento dos combustíveis inverte a tendência face às semanas anteriores, nas quais o diesel tem descido, — refletindo uma menor procura já que a subida de temperaturas na Europa dispensa o uso de gasóleo para aquecimento, — e a gasolina subido. As importações de gasolina dos Estados Unidos têm pressionado os preços em alta com o início da driving season. O The New York Times avançava sexta-feira que na Califórnia já era “praticamente impossível” encontrar gasolina a menos de quatro dólares o galão, ou seja, 1,05 dólares por litro.

Com a União Europeia à beira de chegar a acordo sobre o sexto pacote de sanções contra a Rússia — esta segunda e terça-feira há uma cimeira extraordinária entre os chefes de Estado e de Governo — e as persistentes preocupações em torno da oferta, os preços do brent fecharam a semana a valorizar (1,73% para 11,43 dólares o barril). Os preços dos combustíveis estão próximos de um máximo de dois meses.

Brent segue em alta

Mas esta semana os portugueses contaram ainda com a ajuda do mercado cambial, que também influencia o comportamento dos preços dos combustíveis. O euro valorizou face ao dólar 0,06% para 1,073 dólares.

Os consumidores, além do mecanismo semanal de revisão de ISP, revisto todas as sextas-feiras, contam ainda com o desconto adicional do ISP de 11,5 cêntimos por litro de gasóleo e 12,6 por litro de gasolina, que entrou em vigor no início de maio, e que será revisto no próximo mês.

“O alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via das duas medidas em vigor – mecanismo semanal de revisão de ISP e redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13% – totalizará 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 24,6 cêntimos por litro de gasolina”, explica o comunicado das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prevê subida de 2,8 cêntimos no gasóleo e 0,2 cêntimos na gasolina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião