Gasolina e gasóleo voltam às subidas na próxima semana. Vai pagar mais três cêntimos por litro

Esta segunda-feira, quando for abastecer, o litro de gasolina simples 95 deverá manter-se acima fasquia dos dois euros ao custar 2,046 cêntimos e o de gasóleo simples subir para 1,8 euros o litro.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir na próxima semana. Quer tenha um carro a gasóleo ou gasolina na segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar mais três cêntimos, apurou o ECO junto de fonte do setor.

Com a União Europeia à beira de chegar a acordo sobre o sexto pacote de sanções contra a Rússia – segunda e terça-feira há uma cimeira extraordinária entre os chefes de Estado e de Governo – e as persistentes preocupações em torno da oferta, os preços do brent estão a caminho de fechar a semana a valorizar, o que naturalmente se traduzirá num aumento dos combustíveis que vão pesar mais no bolso dos portugueses. Assim, de acordo com as cotações internacionais, o litro de gasóleo deverá subir 3,5 cêntimos e o litro de gasolina três cêntimos.

Uma inversão de tendência face às semanas anteriores, nas quais o diesel tem descido, refletindo uma menor procura já que a subida de temperaturas na Europa dispensa o uso de gasóleo para aquecimento, e a gasolina subido. As importações de gasolina dos Estados Unidos têm pressionado os preços em alta em antecipação da driving season que deverá começar para a semana.

Tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, quando for abastecer, o litro de gasolina simples 95 deverá manter-se acima da fasquia dos dois euros ao custar 2,046 cêntimos e o de gasóleo simples subir para 1,8 euros o litro. Mas estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira – agora está a valorizar 0,26% para os 117,71 dólares o barril – e do mercado cambial.

Brent sobe esta semana

Mas para saber exatamente quanto vai pagar no momento de abastecer há ainda que ter em conta o mecanismo semanal que ajusta o valor do ISP para compensar o agravamento da receita de IVA. A redução dos preços que ditará a aplicação da fórmula de cálculo criada em março só será conhecida esta tarde, depois de o Ministério das Finanças apresentar as contas que visam garantir a neutralidade fiscal desta medida. Ou seja, que os cofres do Estado não ganham nem perdem na sequência da aplicação desta medida que pretende mitigar o efeito do aumento dos preços na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia.

Já o desconto adicional do ISP de 11,5 cêntimos por litro de gasóleo e 12,6 por litro de gasolina, que entrou em vigor no início de maio, só verá os valores revistos no próximo mês. Mas o desconto mantém-se ao longo de todo o mês de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina e gasóleo voltam às subidas na próxima semana. Vai pagar mais três cêntimos por litro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião