Governo extingue dezenas de cargos e direções regionais
Governo quer finalizar a segunda fase do processo de descentralização até 2024.
O Governo quer finalizar a segunda fase do processo de descentralização até 2024, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). Este processo, que implica a transferência de competências de dezenas de direções regionais para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), prevê a extinção de direções regionais em áreas como a Saúde, Educação, Cultura ou Turismo.
Depois do reforço das competências das câmaras municipais segue-se agora o aumento dos poderes das CCDR. As cinco CCDR (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) vão ficar com as competências e com os funcionários das cinco direções regionais de Cultura, Educação, de Conservação da Natureza e Florestas e de Formação Profissional, para além das Administrações Regionais de Saúde e Entidades Regionais de Turismo.
O Governo quer que, “até 2024, todas as competências dos serviços e órgãos mencionados se considerem transferidas”. Para tal, será feita a “reestruturação dos serviços e organismos abrangidos, por alterações às respetivas orgânicas, através de um diploma por cada serviço, ou conjunto de serviços a integrar nas CCDR”, refere uma nota explicativa da ministra da Coesão, citada pelo JN.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo extingue dezenas de cargos e direções regionais
{{ noCommentsLabel }}