Portugal já confirmou quase 100 casos de Monkeypox

Balanço epidemiológico dá conta de mais 22 casos de infeção por varíola dos macacos (Monkeypox), num total de 96 desde que o surto internacional foi detetado em Portugal.

As autoridades de saúde portuguesas já detetaram quase uma centena de infeções humanas pelo vírus Monkeypox em Portugal, que também é conhecido por varíola dos macacos. São mais 22 casos face ao último balanço, que tinha sido divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a 27 de maio.

Num comunicado, a DGS dá conta de mais 22 casos de Monkeypox no país, num total de 96 já confirmados desde que o surto internacional foi detetado em Portugal. Foi a 18 de maio que a entidade passou a divulgar balanços da situação epidemiológica regularmente, à semelhança do que fez com a Covid-19.

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”, refere a direção-geral liderada por Graça Freitas, dando conta de que os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo a DGS, os casos identificados “mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”. As autoridades de saúde estão a recolher e a analisar a informação recolhida nos inquéritos epidemiológicos, para tentarem contribuir para a avaliação do surto ao nível nacional e internacional. Não há registo de qualquer morte provocada por este vírus até ao momento.

A DGS também dá conta de que a partir desta terça-feira o balanço da situação epidemiológica “passará a ser publicado diretamente na página da DGS“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já confirmou quase 100 casos de Monkeypox

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião