Depois da Seleção e do Porto, Benfica também vai lançar “fan token”

Clube da luz está a preparar o lançamento de um "fan token", um tipo de criptoativo semelhante às criptomoedas. Anúncio oficial está previsto para este verão.

O Benfica está atento às tendências no mundo desportivo e prepara-se para lançar um fan token, uma espécie de criptoativo que funciona de forma semelhante às criptomoedas. Estes tokens também oscilam em valor consoante a oferta e a procura no mercado, mas a principal diferença é que confere vantagens exclusivas aos adeptos detentores.

A revelação partiu de Domingos Soares Oliveira, na conferência de imprensa em que o Benfica e a Euronext Lisbon divulgaram os resultados da emissão obrigacionista, e depois de o gestor ter apontado o mundo dos tokens, dos NFT (outro tipo de criptoativo) e do metaverso (em geral, mundos paralelos virtuais) como alguns dos fatores que poderão transformar a indústria desportiva nos próximos anos.

Apesar de ser sido questionado nesse sentido, o gestor não quis avançar mais detalhes sobre como funcionará o fan token do Benfica, prometendo apenas que o anúncio oficial será feito este verão pelo clube da luz.

Mas o Benfica não será o primeiro clube de futebol português a fazê-lo: a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou o fan token da Seleção Nacional no ano passado, bem como o rival FC Porto, que também passou a ser patrocinado por uma popular corretora de criptomoedas, a Binance.

No entanto, com a correção que se tem observado na generalidade dos ativos especulativos, estes fan tokens já registaram perdas de até 85% face ao preço a que foram inicialmente vendidos aos adeptos, noticiou o ECO este mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Seleção e do Porto, Benfica também vai lançar “fan token”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião