Taxa de desemprego estabiliza nos 5,8% em abril

A taxa de desemprego estimada para abril é igual àquela verificada em março, que foi revista em alta pelo gabinete de estatísticas (de 5,7% para 5,8%).

A taxa de desemprego estabilizou em abril, fixando-se nos 5,8%, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este valor é igual ao do mês anterior, que foi revisto em alta pelo gabinete de estatísticas (de 5,7% para 5,8%), mas inferior em 1,1 pontos percentuais ao de um ano antes.

“Em abril de 2022, estima-se que a população ativa tenha diminuído, em relação ao mês anterior, em 5,4 mil pessoas (0,1%) e que a população inativa tenha aumentado em 4,3 mil (0,2%)”, adianta o INE. Tal resultou da redução da população empregada, enquanto a população desempregada aumentou em 0,3%. Além disso, verificou-se um acréscimo do número de outros inativos, os que nem estão disponíveis, nem procuram emprego.

se a comparação for feita com abril de 2021, o cenário é o inverso: um aumento da população ativa (de 2,2%), que foi acompanhado por um acréscimo da população empregada (163,0 mil; 3,5%), que “mais do que compensou a diminuição da população desempregada”.

O INE avança ainda que, no quarto mês do ano, a subutilização do trabalho abrangeu 598,4 mil pessoas, número inferior ao do mês anterior (1,2 mil; 0,2%), ao de três meses antes (5,5 mil; 0,9%) e ao do período homólogo (84,9 mil; 12,4%). A taxa de subutilização do trabalho correspondente foi estimada em 11,2%.

É de sinalizar que mesmo com a diminuição da população ativa observada em abril, esta “mantém-se próxima do máximo dos últimos dez anos”. Já em março de 2022, a taxa de emprego alcançou o valor mais elevado dos últimos dez anos (63,8%).

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego estabiliza nos 5,8% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião