CIP arranca com nova edição do Promova. 35 mulheres integram programa de liderança

Para esta nova edição -- que conta como patrocinadores, a ANA - Aeroportos de Portugal, a EDP, a Randstad e a Sonae --- foram selecionadas 35 mulheres entre 47 candidatas.

A CIP arrancou com uma nova edição do Promova. Trinta e cinco mulheres participam nesta terceira edição do programa que visa promover a igualdade de género no acesso a altos cargos de direção em organizações privadas. As mulheres ocupam apenas 28% dos cargos de direção em Portugal.

“O Promova é mais do que um projeto de formação executiva, é um projeto de desenvolvimento pessoal que tem em vista a promoção do mérito e da excelência feminina. De acordo com uma análise da Informa D&B de março de 2022, as mulheres ocupam apenas 28% dos cargos de direção em Portugal. O objetivo de todas tem de ser chegar à paridade”, diz Isabel Barros, da CIP, citada em comunicado.

“Neste momento, a participação no Projeto Promova conta com 97 mulheres (três edições) de 41 empresas, com taxas de progressão de carreira, na primeiro edição, de 46% e, na segunda edição, que ainda não terminou, uma taxa de progressão de 40%“, diz a responsável da CIP.

“Portugal já percorreu um grande caminho na diminuição da disparidade entre homens e mulheres tanto no emprego como na educação. No entanto é preciso ir ainda mais rápido. A pandemia voltou a revelar fragilidades e a aumentar as desigualdades – os 100 anos que nos faltavam para atingir a igualdade, são agora 130 anos“, refere ainda.

“As empresas e os seus líderes estão cada vez mais cientes de que a diversidade gera inovação e criatividade, vantagens competitivas vitais ao seu crescimento. As empresas sabem que não podem desperdiçar talentos e necessitam, nas diversas funções organizacionais, das pessoas mais bem preparadas e com melhores competências, sejam homens ou mulheres.”

Para esta nova edição — que conta como patrocinadores, a ANA – Aeroportos de Portugal, a EDP, a Randstad e a Sonae — foram selecionadas 35 mulheres entre 47 candidatas.

O Promova visa contribuir para reduzir o fosso de género no que toca à liderança de empresas, fomentando o acesso das mulheres a posições de decisão em organizações privadas, através do reforço dos conhecimentos, ferramentas e competências, construindo redes que possibilitem relações com as demais participantes, especialistas e oradores convidados e, desenvolvendo um plano individual visando a realização das metas profissionais pretendidas. Cada participante terá também um programa de coaching e outro de mentoria cruzada personalizado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CIP arranca com nova edição do Promova. 35 mulheres integram programa de liderança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião