Taxa de desemprego na OCDE cai pelo 12.º mês consecutivo em abril

  • Lusa
  • 9 Junho 2022

Em abril, a taxa de desemprego era igual ou inferior à taxa pré-pandemia em três quartos de países da organização. Há menos 500 mil desempregados do que em 2019.

A taxa de desemprego na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a cair, pelo 12.º mês consecutivo, atingindo 5% em abril, contra 5,1% em março, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, a OCDE indica que em abril a taxa de desemprego era igual ou inferior à taxa pré-pandemia em três quartos de países da organização.

Além disso, adianta a OCDE, o número de trabalhadores desempregados nos países da organização também continuou a cair, atingindo 34 milhões, menos 500 mil do que o nível pré-pandemia.

A taxa de desemprego também caiu em abril, para todos os grupos etários, mas manteve-se para os homens, em 4,9%.

A OCDE precisa ainda que, na zona euro, a taxa de desemprego manteve-se em 6,8% em abril, pelo terceiro mês consecutivo, e aumentou num quarto dos países, com o maior crescimento observado na Grécia.

Fora da zona euro, a taxa de desemprego caiu acentuadamente na Colômbia, e mais modestamente na Austrália, Canadá, Dinamarca, Islândia, Israel, Japão e México.

No entanto, o desemprego aumentou na República Checa e na Hungria.

Dados mais recentes mostram que, em maio de 2022, a taxa de desemprego permaneceu estável em 3,6% pelo terceiro mês consecutivo nos Estados Unidos.

A OCDE sublinha que a taxa de desemprego não inclui pessoas sem emprego que estão fora da força de trabalho, ou porque não estão ativamente à procura de emprego ou porque não estão disponíveis para trabalhar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego na OCDE cai pelo 12.º mês consecutivo em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião