Lipor fecha 2021 com resultado líquido de 3,7 milhões

De acordo com o relatório divulgado no âmbito dos 40 anos de atividade, a Lipor informa, no entanto, que em 2021 o EBITDA decresceu 5% em termos homólogos, atingindo 19,7 milhões de euros,

O Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Grande Porto, fechou o ano de 2021 com resultado líquido positivo de 3,7 milhões de euros, traduzindo-se num aumento de 8% quando comparado com a atividade do ano anterior.

De acordo com o Relatório Integrado divulgado no âmbito dos 40 anos de atividade, a Lipor informa, no entanto, que em 2021 o EBITDA (Resultado antes de Depreciações e Resultados Financeiros) decresceu 5% em termos homólogos, atingindo 19,7 milhões de euros, explicando que a depreciação “foi compensada pela diminuição dos gastos associados às amortizações e pelo bom desempenho dos resultados financeiros”.

Apesar do abalo fomentado pela pandemia da covid-19, a Lipor frisa que “continuou a resistir” apesar de ter registado uma diminuição de 1,6% do volume de negócios, face ao ano anterior, reflexo de um menor volume de vendas (-1,6%) e prestação de serviços (-1,7%). Em sentido contrário, surge o aumento de 12% da receita proveniente das vendas de recicláveis, “justificado pelo incremento sentido na receção de materiais valorizáveis enviados para reciclagem”.

No desempenho da atividade da Lipor durante o ano passado, o documento publicado realça ainda a valorização de “537.592 toneladas de resíduos urbanos” e a conversão de “182,4 hectares de áreas de baixo valor em territórios de alto valor em biodiversidade”.

“Quando cumprimos 40 anos de existência, este relatório é um documento marcante para sublinhar a importância da Lipor para a sustentabilidade dos territórios e da qualidade de vida das populações”, cita o comunicado as declarações do presidente do Conselho de Administração da Lipor, José Manuel Ribeiro.

A entidade revela ainda que foram investidos, no último ano, 1,5 milhões de euros nos oito munícipios onde opera e reforçada a aposta a nível da formação, investigação e desenvolvimento. Ao todo, foram promovidas quase 10 mil horas de formação aos seus colaboradores, lançados quatro novos produtos no mercado e aprovadas cinco propostas internacionais.

 

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