Bolsas recuperam após quinta-feira de alta pressão dos bancos centrais

Bolsas europeias regressam às subidas ligeiras, depois da forte pressão vendedora registada na véspera. Juros da dívida de Portugal e Itália também estão em alta ligeira esta sexta-feira.

As bolsas iniciaram a última sessão da semana a recuperar ligeiramente das perdas expressivas da véspera por causa da forte pressão vendedora provocada pelas subidas agressivas das taxas de juro dos bancos centrais dos EUA, Reino Unido e Suíça.

O índice de referência na Europa, o Stoxx 600, soma 0,20%, depois de ter caído mais de 2% esta quinta-feira. Também as praças de Paris e Madrid estão em alta de cerca de 0,20% e o alemão DAX ganha 0,40%.

Estas subidas não apagam, contudo, as fortes quedas que as ações europeias registaram ontem. Reserva Federal norte-americana (Fed), Banco de Inglaterra e Banco Central da Suíça aumentaram as taxas num esforço para contrariar a escalada da inflação e a agressividade dos bancos centrais adensaram os receios de uma travagem da economia mundial.

Por cá, o PSI seguia praticamente inalterado, com uma subida de 0,01%. Galp e BCP, os mais penalizados da última sessão, valorizavam mais de 0,55%.

No mercado de dívida, a taxa portuguesa a dez anos avança para os 2,898%, após duas sessões a cair, na sequência das medidas anti-crise anunciadas na quarta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE). O mesmo acontecia com a taxa italiana no mesmo prazo: sobe para 3,879%, depois de ter atingido os 4,3% na terça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas recuperam após quinta-feira de alta pressão dos bancos centrais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião