Água pode ter de ser cortada à noite em Carrazeda de Ansiães devido à seca
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) afirma que o abastecimento de água para consumo humano está assegurado, mas avisa: “temos de aprender a viver com menos água".
O nordeste transmontano preocupa com cinco barragens em situação crítica. No município de Carrazeda de Ansiães está mesmo ser considerada a suspensão do abastecimento de água à população durante a noite e o aumento do segundo escalão do tarifário, avança o Jornal de Notícias esta terça-feira.
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, afirmou, em declarações ao Jornal de Notícias, que o abastecimento de água para consumo humano está assegurado, mas avisa: “Temos de aprender a viver com menos água.”
Em Carrazeda, a solução que está a ser considera pela APA e pela Câmara Municipal envolve também a reabilitação de novas captações de água, furos que já existem e o uso de águas das ETAR para a lavagem de ruas ou rega de jardins. Estão em causa seis a sete mil habitantes.
Este é o segundo ano hidrológico mais seco de sempre, só ultrapassado por 2004/05, quando se registou a pior seca de sempre. A percentagem de água no solo em grande parte do nordeste transmontano está abaixo dos 10%, no cenário mais gravoso de todo o país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Água pode ter de ser cortada à noite em Carrazeda de Ansiães devido à seca
{{ noCommentsLabel }}