5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A banca europeia continua a enviar sinais pouco positivos aos mercados, numa altura em que o preço do petróleo parece descolar de mínimos históricos.

Banca no olho do furacão

Com o regresso da bolsa alemã depois do feriado, os investidores voltam a centrar atenções no Deutsche Bank. Mas se o maior banco alemão parece estar na mira dos mercados, outros bancos europeus estão sinalizados a vermelho no radar dos investidores, caso do italiano Monte dei Paschi ou do alemão Commerzbank. O holandês ING também anunciou notícias pouco positivas: pretende eliminar 7.000 postos de trabalho.

Ouro negro acima dos 50 dólares

O acordo no seio da OPEP para cortar a produção continua a impulsionar os preços do barril de petróleo. O contrato de Brent, referência para as importações nacionais, superou esta segunda-feira a barreira psicológica dos 50 dólares. Se esta tendência positiva pode sustentar valorizações no setor petrolífero, a economia poderá vir a ser afetada com um aumento dos custos de energia.

Avaliar a inflação no Euro

Num dia com poucos indicadores económicos relevantes, o Eurostat divulga esta terça-feira os preços na Produção Industrial em agosto. Tendo como objetivo mostrar a evolução dos preços das transações nas atividades económicas, esta taxa funciona como um proxy para avaliar os preços no consumidor. O consenso entre os economistas sondados pela Bloomberg aponta para uma queda menos acentuada nos preços da produção industrial.

Exame à Grécia em Estrasburgo

Os deputados do Parlamento Europeu discutem a evolução da economia da Grécia assim como os progressos das reformas adotadas por Atenas enquanto se prepara para receber luz verde dos seus credores internacionais em relação a uma nova tranche de ajuda. A débil situação no coração do euro, com Alemanha e os seus bancos em destaque, não deverá ficar à margem do debate em Estrasburgo.

Google anuncia novidades

A gigante tecnológica marcou para esta terça-feira um evento onde deverá lançar os novos telemóveis Pixel e Pixel XL, bem como apresentar diversas novidades. Uma delas é, alegadamente, uma fusão entre os sistemas Android e Chrome OS, que se chamará Andromeda. Outra será, finalmente, o Daydream, a muito falada tecnologia de realidade virtual da Google. Mas, para já, não passam de rumores. A confirmação deverá chegar a meio da tarde, ou às 9:00 em São Francisco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião