Exclusivo Trustenergy tem projeto de hidrogénio verde de 100 milhões de euros para Tapada do Outeiro

A Trustenergy já tem em licenciamento 80 megawatts de capacidade eólica que podem servir para a implementação de um projeto de hidrogénio verde na zona da Tapada do Outeiro.

A Trustenergy tem planos para desenvolver um projeto de hidrogénio de 100 milhões de euros para implementar nas proximidades das instalações da Tapada do Outeiro, onde detém uma central de ciclo combinado.

O plano é instalar uma capacidade de cerca de 20 MW (megawatts), que deverá servir dois objetivos. Por um lado, promover a descarbonização do seu próprio processo de combustão, através da mistura de hidrogénio verde no gás natural queimado nas turbinas a gás da central. Por outro, visa fortalecer o desenvolvimento de um mercado regional de hidrogénio, o qual poderia facilitar a reconversão das indústrias e transportes públicos existentes na zona do Grande Porto.

Esta informação consta de uma apresentação do projeto à qual o ECO/Capital Verde teve acesso. Na mesma, a Trustenergy explica que detém uma localização privilegiada para a implementação de um projeto deste gás, dado que a central térmica se encontra a cerca de 20 quilómetros do Porto, junto ao rio Douro, com “boas” ligações rodoviárias e com acesso à rede de gás.

A apresentação refere ainda que nesta zona existem “vários setores e empresas que seriam potenciais consumidores de hidrogénio verde”, a par de uma “grande frota de autocarros no Porto, em grande parte operados a gás natural”.

Atualmente já estão em processo de licenciamento projetos de energia renovável na área da Tapada do Outeiro que, caso o projeto de hidrogénio verde avance, deverão ser úteis na produção deste gás. À data, o projeto prevê a instalação de 14 turbinas eólicas totalizando uma potência instalada de cerca de 80 MW, indica a referida apresentação.

Além desta infraestrutura eólica, estão em estudo outros projetos de energia eólica mas também solar, os quais estão ainda em fases embrionárias. O projeto de hidrogénio verde foi submetido a concurso para o estatuto de Projeto Importante de Interesse Comum Europeu (IPCEI), e aguarda de momento decisão acerca do financiamento.

A Trustenergy tem acesso ao ponto de ligação à rede da Tapada do Outeiro apenas até 2024, e ainda não se conhece o futuro que terá este ponto – se irá a concurso ou se a Trustenergy continuará a ter direito ao mesmo, o que poderá interferir com a aplicação do projeto de hidrogénio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trustenergy tem projeto de hidrogénio verde de 100 milhões de euros para Tapada do Outeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião