Sistema informático dos tribunais está “off” desde a meia-noite

O Citius, a plataforma dos Registos e Notariado, o da Polícia Judiciária e ainda o sistema de webmail dos magistrados do Ministério Público estão inoperacionais desde a meia de noite de terça-feira.

O sistema informático de apoio aos tribunais (Citius), o sistema da Polícia Judiciária, a plataforma dos Registos e Notariado e ainda a webmail que centraliza os mails de todos os magistrados do Ministério Público (MP) estão off-line desde a meia-noite desta terça-feira.

Contactado pelo ECO, o presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Adão Carvalho, confirmou que “desde a meia-noite que o Citius está inacessível a nível nacional e bem assim o acesso ao mail profissional dos magistrados”.

O que está, segundo o magistrado do MP, “a provocar constrangimentos enormes porque embora em férias judiciais existem detidos e processos urgentes parados sem que possa ser despachados”.

Lamenta-se que o IGFEJ — organismo do MJ que gere o sistema informático — “ainda não tenha esclarecido a situação”.

“Trata-se de um problema de comunicações que está a afetar o acesso aos sistemas e que estamos a procurar solucionar com a maior brevidade possível. Nos Registos, o pedido, renovação e entrega do Cartão de Cidadão continua disponível offline”, justifica fonte oficial do Ministério da Justiça, em resposta ao ECO. Mas não adiantou a origem deste bloqueio informático.

O Citius engloba um conjunto de plataformas informáticas que possibilitam a realização, por via eletrónica, da maior parte dos atos em processos judiciais. Tais como a apresentação e arquivo, por meio eletrónico, de todas as peças apresentadas pelas partes, das sentenças, despachos e decisões judiciais proferidas pelos juízes e também a notificação dos advogados das partes e consulta do andamento do processo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sistema informático dos tribunais está “off” desde a meia-noite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião