Endividamento da economia sobe para 793,6 mil milhões

Endividamento do setor público aumentou 2,3 mil milhões para 357,3 mil milhões de euros e endividamento do setor privado aumentou 1,4 mil milhões para 436,3 mil milhões de euros.

O endividamento da economia portuguesa (todos os agentes económicos exceto a banca) aumentou para 793,6 mil milhões de euros em maio, de acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). A subida foi de 3,7 mil milhões de euros, inferior à observada em abril.

Numa análise mais fina, o endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) aumentou 2,3 mil milhões de euros para 357,3 mil milhões de euros. Este aumento deveu-se ao incremento de 1,3 mil milhões de euros no endividamento perante o exterior e ao acréscimo de 0,9 mil milhões de euros no endividamento face às administrações públicas.

Já o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 1,4 mil milhões de euros para 436,3 mil milhões de euros. O endividamento das empresas privadas cresceu 1,0 mil milhões de euros, sobretudo junto do setor financeiro e do exterior. O endividamento dos particulares subiu 0,4 mil milhões de euros, exclusivamente junto do setor financeiro.

Endividamento das empresas privadas | Taxa de variação anual

“Em maio, o endividamento das empresas privadas cresceu 4,2% comparativamente com maio de 2021, à semelhança do que aconteceu em abril”, diz o BdP. “O endividamento dos particulares aumentou 4,3% relativamente ao período homólogo, valor similar ao verificado em abril”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia sobe para 793,6 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião