Hoje nas notícias: Turismo, Montepio e EDP

  • ECO
  • 25 Julho 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Autarquias encaixam mais de 19 milhões de euros com cobrança de taxas turísticas. Empresas alemãs analisam Portugal enquanto potencial mercado, em alternativa à Rússia e China. Companhias de seguros do grupo Montepio perdem 160 milhões de euros em capitais próprios. EDP e Engie sob suspeita de ocultarem venda de seis barragens no Douro para fuga ao pagamento do imposto de selo. Rendeiro e advogado tentaram colocar fortuna em paraíso fiscal, em 2009, após realização de buscas.

Taxa turística rende 19 milhões até junho às autarquias

Nos primeiros seis meses deste ano, as autarquias encaixaram mais de 19 milhões de euros com a cobrança de taxas turísticas, segundo o levantamento do Diário de Notícias/Dinheiro Vivo. Trata-se de uma recuperação das receitas na ordem dos 650% face a igual período de 2021, estando, no entanto, cerca de 13% abaixo do valor registado em igual período de 2019, período pré-pandemia.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Empresas alemãs entram em Portugal à boleia da Bosch

Há cada vez mais empresas alemãs interessadas em investir e entrar em Portugal. A Câmara de Comércio Alemã garante que há empresas germânicas a querer sair dos mercados da Rússia e da China e que estão a analisar Portugal como um potencial mercado para se relocalizarem. E a Bosch é uma das gigantes industriais mais procuradas para abrir caminho ao investimento alemão no país.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Exposição a empresas russas agrava “buraco” das seguradoras do Montepio

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Lusitânia Seguros e a Lusitânia Vida, que integram as companhias de seguros do grupo Montepio, já perderam 160 milhões de euros em capitais próprios. Estas perdas refletem, em parte, o impacto da sua exposição a empresas russas do setor da indústria pesada, como a Gazprom e a Novolipetsk. A degradação da situação financeira está a ser encarada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos e Pensões (ASF) com apreensão, segundo adiantou ao Público uma fonte ligada ao supervisor.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

EDP e Engie suspeitas de fuga aos impostos em venda de barragens no Douro

O Ministério Público suspeita que as energéticas EDP e Engie, elaboraram um esquema jurídico destinado a ocultar o seu negócio de venda de seis barragens, nomeadamente no rio Douro, e permitindo uma alegada fuga fiscal da EDP. Realizado em dezembro de 2020, a EDP terá alegadamente vendido seis barragens por 2,2 mil milhões de euros ao consórcio liderado pela Engie, deixando em causa um alegado pagamento de imposto de selo no valor de, cerca de 110 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Rendeiro e advogado tentaram proteger fortuna nas Bahamas

Duas atas enviadas por um banco suíço revelaram como o antigo gestor do BPP, João Rendeiro, e o seu advogado, João Magalhães Ramalho, procuraram colocar as suas fortunas em offshore, a 9 de janeiro de 2009, já depois das buscas realizadas ao banco. A tentativa surgiu após as contas de ambos terem sido congeladas, e o objetivo prendeu-se com uma tentativa de colocar a fortuna num paraíso fiscal protegida por um trust, ou um veículo societário destinado à proteção de bens, e administrado por um gestor em nome de terceiros.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Turismo, Montepio e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião