Faturas: Prazo para reclamar termina hoje
Em causa estão as deduções à coleta relativas a despesas gerais familiares e benefício fiscal em sede de IVA.
Se o valor das despesas gerais e familiares e dos gastos com direito à dedução do IVA apresentados no Portal das Finanças não bate certo com as faturas que tem em casa, pode apresentar uma reclamação. Mas atenção: o prazo termina hoje.
Os contribuintes conheceram este mês todas as despesas e respetivas deduções, reconhecidas pelo Fisco. Se deixou escapar o prazo de validação de faturas ou se verifica qualquer desconformidade com as faturas guardadas, pode reclamar em dois casos:
- Gastos gerais e familiares
- Despesas consideradas por exigência de fatura (inclui manutenção e reparação de automóveis ou motociclos, alojamento, restauração, cabeleireiros e veterinários).
É este o prazo que termina hoje. Porém, isto não altera em nada o período de entrega do IRS que agora decorre entre 1 de abril e 31 de maio.
Para reclamar no Portal das Finanças, estes são os passos a seguir:
- Aceda a “Os seus serviços”
- Siga para “Entregar”
- E depois em “Contencioso Administrativo”, clique em “Despesas para Deduções à Coleta”
- Em “Pesquisar”, apresente o valor reclamado
Neste caso, as faturas devem ser guardadas por quatro anos.
No caso das restantes despesas — como saúde, educação ou habitação — os valores que vão surgir na declaração de IRS também poderão ser alterados manualmente, no anexo H, na altura do preenchimento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Faturas: Prazo para reclamar termina hoje
{{ noCommentsLabel }}