Fnac quer 30% de mulheres responsáveis de loja até 2030. E 2% de colaboradores com deficiência até final do ano

As metas fazem parte daquele que é o primeiro Relatório de Sustentabilidade da retalhista. A cadeia tem 1.800 colaboradores.

A Fnac quer aumentar para 30% a atual representatividade de responsáveis de loja mulheres em Portugal até 2030 e compromete-se a ter 30 colaboradores — o equivalente a cerca de 2% da força de trabalho — com algum tipo de deficiência até ao final já deste ano. As metas fazem parte do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Fnac, a que a Pessoas teve acesso. O retalhista tem 1.800 colaboradores.

“Hoje em dia a representatividade de mulheres responsáveis de loja não ultrapassa os 25%. É um caminho que estamos a fazer de forma consolidada e contamos chegar aos 30% em 2030″, avança Joaquim de Almeida, diretor de recursos humanos da Fnac Portugal.

De como modo vão atingir essa meta? “Com programas de desenvolvimento, onde queremos incluir cada vez mais mulheres, com planos de benefícios que possam trazer mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, maior apoio na maternidade…”, detalha.

O relatório deixa garantido, ainda, o acesso igualitário a homens e mulheres a programas de desenvolvimento e talento, que se relaciona com o compromisso principal da Fnac de alcançar um rácio equitativo de género nos cargos de gestão de liderança e executivos.

De 19 para 30 colaboradores com deficiência

Ainda no âmbito da inclusão e da diversidade, a retalhista, que conta atualmente com 19 colaboradores com algum tipo de deficiência em contratos permanentes, pretende chegar às 30 pessoas nestas condições, o equivalente a 1,7% do total de 1.800 funcionários da companhia em Portugal.

“Hoje a Fnac tem um programa que visa aumentar a empregabilidade de pessoas com deficiência maioritariamente através de parcerias com inúmeras entidades estratégicas como a Associação Salvador, Valor T, Santa Casa da Misericórdia, Câmaras Municipais, IEFP e outras que trabalham connosco para integrar colaboradores que são formados e acompanhados para o desempenho das funções em loja com total autonomia. Temos as equipas e chefias sensibilizadas para estes temas e as experiências que temos tido têm sido extremamente gratificantes e temos aprendido bastante. Por via deste programa, o objetivo é terminar 2022 com 30 colaboradores com deficiência”, esclarece Joaquim de Almeida.

Temos as equipas e chefias sensibilizadas para estes temas [empregabilidade inclusiva] e as experiências que temos tido têm sido extremamente gratificantes e temos aprendido bastante. Por via deste programa, o objetivo é terminar 2022 com 30 colaboradores com deficiência.

Joaquim de Almeida

Diretor de RH da Fnac Portugal

Esta é uma das metas que contempla o primeiro Relatório de Sustentabilidade da Fnac, que surgiu para compilar todos os objetivos e ações — as já praticadas pela companhia e as futuras — num único documento. “Para além de fazer, há que dar sentido, congregar esforços e dar visibilidade, tanto interna como externamente a este trabalho tão rico que temos desenvolvido nas várias frentes. Queremos mobilizar a alteração de padrões de consumo em prol de um futuro melhor”, justifica o gestor de pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fnac quer 30% de mulheres responsáveis de loja até 2030. E 2% de colaboradores com deficiência até final do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião