Consumidores da Zona Euro antecipam inflação elevada e contração económica
Consumidores da Zona Euro esperam que economia se contraia 1,3% dentro de 12 meses e que o desemprego aumente para 11,5%.
Os consumidores da Zona Euro esperam uma inflação elevada e uma contração económica, de acordo com um inquérito conduzido pelo Banco Central Europeu (BCE) na Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Países Baixos.
O BCE informou esta quinta-feira que os consumidores inquiridos previram uma inflação de 5% nos próximos 12 meses e de 2,8% dentro de três anos. O BCE tem como objetivo uma taxa de inflação de 2% a médio prazo.
Os consumidores da Zona Euro esperam que esta se contraia 1,3% dentro de 12 meses e que o desemprego aumente para 11,5%.
O BCE realiza este inquérito mensal sobre as expectativas dos consumidores, que recolhe informações sobre as perceções e expectativas dos consumidores na zona euro e sobre o seu comportamento económico e financeiro.
Os resultados do inquérito baseiam-se nas respostas de 14.000 consumidores com 18 anos ou mais de seis países da zona euro, que representam 85% do Produto Interno Bruto (PIB) e 83,8% da população. O BCE começou hoje a publicar os resultados deste inquérito e fá-lo-á mensalmente a partir de agora.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consumidores da Zona Euro antecipam inflação elevada e contração económica
{{ noCommentsLabel }}