Inflação em Portugal supera média da Zona Euro em julho

Variação de preços harmonizada na Zona Euro atingiu 8,9% em julho. Com 9,4%, Portugal teve a nona menor subida de preços, mas está acima da média da Zona Euro.

A taxa de inflação na Zona Euro chegou aos 8,9% em julho, confirmou esta quinta-feira o Eurostat, uma aceleração de 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior. Com uma taxa de inflação de 9,4% em julho, Portugal está acima da área do euro. É o nono país com a menor taxa.

Quando a comparação é feita com a média da União Europeia, Portugal fica ligeiramente abaixo. A taxa de inflação na UE foi de 9,8% em julho, valor que contrasta com os 9,6% em junho e com os 2,5% na comparação homóloga.

O encarecimento dos preços dos produtos energéticos (um aumento de 4,02 pontos percentuais) foi o fator que mais contribuiu para a aceleração da taxa de inflação na região. Segue-se a alimentação, álcool e tabaco (mais 2,08 pontos percentuais), os serviços (mais 1,6 pontos percentuais) e os bens industriais não energéticos (mais 1,16 pontos percentuais).

Com 9,4% e a par e passo com a Áustria, Portugal teve a nona menor subida de preços, embora tenha ficado acima da média da Zona Euro, mas abaixo da média da UE.

França e Malta são os países que registaram as menores subidas de preços, com uma taxa de inflação de 6,8% em julho, seguidos pela Finlândia (8%), Suécia (8,3%), Itália (8,4%) e Alemanha (8,5%).

No polo oposto, e com a maior subida de preços, está a Estónia, Letónia e Lituânia, que registaram uma taxa de inflação acima dos 20% em julho face a igual período do ano passado. De notar, que estes três países fazem fronteira com a Rússia, da qual dependem, por exemplo, para o fornecimento de gás.

Já no que toca à variação em cadeia, isto é, entre junho e julho, Bélgica, Grécia, Espanha, Luxemburgo, Itália e Suécia foram os países a registarem quedas nos preços.

A inflação continua a acelerar nas principais economias globais, e os governos têm avançado com novos pacotes de ajuda de milhares de milhões de euros destinados a mitigar os efeitos da subida de preços para as famílias e empresas. Na Europa os anúncios têm-se sucedido, sendo que em Portugal há um pacote prometido para setembro cujos detalhes são ainda desconhecidos. Além disso, tendo em conta a persistência da inflação, o Banco Central Europeu (BCE) tem vindo a ser pressionado para voltar a aumentar as taxas de juro em setembro.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação em Portugal supera média da Zona Euro em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião