Inflação no Reino Unido acelera 10,1% em julho, um máximo desde 1982

A inflação no Reino Unido atingiu 10,1% em julho, acima dos 9,4% registados no mês anterior. É o maior valor desde fevereiro de 1982, isto é, um máximo de 40 anos.

Depois de ter atingido 9,4% em junho, a inflação no Reino Unido voltou a acelerar para se fixar em 10,1% em julho, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Gabinete Nacional de Estatística britânico. É o valor mais elevado desde fevereiro de 1982.

Este valor fica acima das estimativas antecipadas pelos analistas consultados pela Reuters, que apontavam para uma taxa de inflação de 9,8% em julho. Para este aumento dos preços, contribuíram, sobretudo, o aumento dos preços dos alimentos e combustíveis, aponta ainda o The Guardian.

No início deste mês, o Banco de Inglaterra subiu as taxas de juro em 0,5% para 1,75%, naquela que foi a primeira subida de meio ponto desde 1995. Desde dezembro, o Banco de Inglaterra já subiu as taxas de referência por seis ocasiões, mas tem sido pressionado a agir mais rapidamente tendo em conta a escalada dos preços. Os economistas consultados pela Reuters antecipam uma nova subida de meio ponto para a próxima reunião marcada para setembro. A instituição prevê que a inflação chegue a um máximo de 13% este ano.

A inflação continua a acelerar nas principais economias globais, e os governos têm avançado com novos pacotes de ajuda de milhares de milhões de euros destinados a mitigar os efeitos da subida de preços para as famílias e empresas. Na Europa os anúncios têm-se sucedido nos últimos dias, sendo que em Portugal há um pacote prometido para setembro cujos detalhes são ainda desconhecidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação no Reino Unido acelera 10,1% em julho, um máximo desde 1982

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião