Direto Portugal favorável à suspensão do acordo de facilitação de vistos com Rússia

Cravinho afasta proibição total de vistos a russos, mas é favorável ao fim do acordo de facilitação que existe entre os dois blocos. Kiev lança uma contraofensiva na região de Kherson.

Portugal considera que a União Europeia (UE) não deve ter um acordo de facilitação de vistos com Moscovo, embora afaste um cenário de proibição total, avançou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Em resposta a pedidos do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e também de vários países membros da UE, João Gomes Cravinho defendeu que “a Rússia não é um país em que podemos ter o tipo de confiança que está subjacente a esse tipo de acordo”.

A região ocupada de Kherson está a ser alvo de combates entre as forças russas e as forças ucranianas, após Kiev dar início a uma contraofensiva na região, avançou a Presidência ucraniana.

Segundo Kiev, “explosões poderosas tiveram lugar todo o dia [segunda-feira] e toda a noite na região de Kherson. Estão a decorrer combates intensos em quase todo o território da região.” Adicionalmente, a Presidência ucraniana acrescentou que foram lançadas ações ofensivas em várias direções.

Nas redes sociais surgiram diversos vídeos onde é possível ver explosões durante a noite em Kherson, avança o The Wall Street Journal. Segundo a imprensa estatal russa, foram destruídos vários edifícios na região de Kakhovka, em Kherson. As forças ucranianas na margem leste do rio Inhulets encontram-se a avançar na direção da cidade de Dnipro, a nordeste de Kherson, segundo um oficial ucraniano.

“Esta é uma operação lenta e planeada para esmagar o inimigo, salvando a vida dos nossos militares e civis”, disse esta terça-feira Oleksiy Arestovych, um conselheiro presidencial ucraniano. “É claro que muitos gostariam de uma ofensiva em grande escala com notícias sobre a captura de uma base por hora. Mas não lutamos assim. Os nossos meios são limitados”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal favorável à suspensão do acordo de facilitação de vistos com Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião