BCE prepara subida jumbo nos juros com recessão à vistapremium

BCE vai carregar no acelerador dos juros antes que a recessão se torne uma realidade na Zona Euro. A maioria dos investidores e economistas espera uma subida "jumbo" de 75 pontos base.

Depois de meses de complacência perante a escalada da inflação, o Banco Central Europeu dá agora sinais de que pretende correr atrás do prejuízo, estando em cima da mesa um agravamento histórico na taxa de juro de referência. Na reunião desta quinta-feira, o Conselho do BCE vai debater entre um aumento de 50 ou 75 pontos base, sendo que entre economistas e investidores a aposta vai para uma subida que os mercados apelidam de “jumbo”. A concretizar-se, será a primeira vez desde 1999 que o BCE opta por um aumento de juros desta dimensão (75 pontos base, ou 0,75 pontos percentuais), embora seja prática corrente este ano em diversas autoridades monetárias. Os bancos centrais dos Estados Unidos, Canadá e Austrália já implementaram subidas de 75 pontos base, sendo que em várias economias

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.