Medina nomeou ex-chefe de gabinete para a Estamo apesar de chumbo da Cresap para agência pública

  • ECO
  • 8 Setembro 2022

Cresap tinha apresentado shortlist de candidatos para a AMA onde não constava Fátima Madureira. Responsável manteve-se na presidência e foi agora nomeada para a Estamo.

A antiga chefe de gabinete de Fernando Medina na Câmara de Lisboa assumiu o cargo de presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) sem ter sido escolhida pela Cresap, a comissão independente que avalia os candidatos a altos dirigentes do Estado, noticia o Observador (acesso pago). Mesmo assim, o ministro das Finanças decidiu nomear Fátima Madureira para a vice-presidência da Estamo, a imobiliária do Estado, como avançou o ECO.

Fátima Madureira foi nomeada para a presidência da AMA em regime de substituição em 2020. Quando o concurso para a presidência da AMA foi aberto, em janeiro de 2021, candidatou-se, mas não foi uma das escolhidas pela Cresap para a shortlist de três candidatos depois apresentada ao Governo. Na altura, não avançou nenhuma nomeação porque o Orçamento do Estado estava na iminência de ser chumbado, como nota a antiga ministra Alexandra Leitão, ao jornal.

Entretanto, com o novo Governo (que passou a tutela do organismo para a secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa) o concurso foi anulado, com o responsável a alegar que era preciso “atualizar” os critérios de seleção, perante a “nova orientação” da AMA. Entretanto, já foi pedido um novo concurso e nomeados novos presidente e vogais para a AMA, em regime de substituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina nomeou ex-chefe de gabinete para a Estamo apesar de chumbo da Cresap para agência pública

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião