5 coisas que vão marcar o dia

A apresentação do pacote de apoios para as empresas, o debate do programa de emergência social do PSD e o relatório dos prejuízos dos incêndios deste ano são os três destaques da agenda desta quinta.

Esta quinta-feira vai ficar marcada pela apresentação do Governo do pacote de apoios para as empresas enfrentarem a subida dos preços e do relatório dos prejuízos dos incêndios deste ano. No Parlamento, haverá um debate sobre o programa de emergência social do PSD. Serão ainda conhecidas as primeiras estatísticas das viagens de avião relativas a julho e ainda será reaberto o Mercado do Bolhão, no Porto.

Pacote de apoios para as empresas

Depois das empresas, o Governo vai apresentar as medidas que fazem parte do pacote de apoio para as empresas enfrentarem a subida dos custos, após a reunião do Conselho de Ministros. Os apoios estiveram para ser apresentados no início do mês mas houve um adiamento porque era necessário esperar pelas decisões dos ministros da Energia da União Europeia, justificou o primeiro-ministro, António Costa, em 1 de setembro.

Relatório dos prejuízos dos incêndios

O Conselho de Ministros também vai servir para aprovar o relatório dos prejuízos dos incêndios deste ano. A elaboração do documento tem estado sob a responsabilidade da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Também deverão ser apresentadas medidas de apoio do Estado para repor os danos dos incêndios.

Debate do programa de emergência social do PSD

A partir das 15 horas, há sessão plenária no Parlamento para debater o Programa de Emergência Social do PSD, apresentado formalmente no início do mês e avaliado em 1,5 mil milhões de euros. A descida da taxa do IVA sobre os produtos energéticos para 6% é uma das principais propostas do pacote proposto pelos sociais-democratas.

Estatísticas do transporte aéreo

Pelas 11 horas, o Instituto Nacional de Estatística vai divulgar quantos passageiros passaram pelos aeroportos portugueses em julho, um dos meses habitualmente mais movimentado. As estatísticas rápidas do transporte aéreo permitirão perceber se as companhias já recuperaram todas as perdas provocadas pela Covid-19.

Reabertura do Mercado do Bolhão

Depois de um investimento de 50 milhões de euros e de quatro anos de obras, o Mercado do Bolhão, no Porto, vai reabrir portas aos comerciantes e visitantes a partir das 8 horas. O momento será marcado pelo toque de uma sineta por parte do presidente da câmara da cidade Invicta, Rui Moreira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião