Direto Nova lei de Putin prevê até 10 anos de prisão para quem recusar combater na Ucrânia

Charles Michel pediu aos Estados-membros que acolham os cidadãos russos que estão fugir do serviço militar obrigatório. Aprovada lei que prevê até 10 anos de prisão para os cidadãos russos desertores.

No dia em que foi aprovada uma lei que prevê até 10 anos de prisão para os soldados russos que se recusem a combater na Ucrânia, que fujam da mobilização, ou que se rendam ao inimigo, o presidente do Conselho Europeu instou este sábado os países da União Europeia (UE) a permitirem a entrada de cidadãos russos que estão fugir do serviço militar obrigatório decretado por Putin.

A União Europeia deve acolher aqueles que estão em perigo devido às suas opiniões políticas. Se as pessoas na Rússia estão em perigo pelas suas opiniões políticas, por não seguirem esta louca decisão do Kremlin de lançar esta guerra na Ucrânia. Devemos ter isso em conta”, afirmou Charles Michel, em entrevista ao Politico.

Já a antiga assessora do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu, em entrevista à Lusa, que “a Rússia já falhou” os seus objetivos na guerra da Ucrânia e que a mobilização de reservistas é “um sinal de desespero”.

Este sábado continuam a decorrer as votações em quatro províncias ucranianas ocupadas pelas tropas russas os referendos de adesão à Federação Russa. Recorde-se que estes referendos foram promovidos pelas forças de Moscovo e a comunidade internacional já veio avisar que não os vai reconhecer como válidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova lei de Putin prevê até 10 anos de prisão para quem recusar combater na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião