Morreu David Rockefeller. Tinha 101 anos

O magnata e filantropo norte-americano morreu em Nova Iorque, vítima de problemas cardíacos. Tinha uma fortuna avaliada em 3,3 mil milhões de dólares.

David Rockefeller nasceu a 12 de junho de 1915 em Nova Iorque. Morreu esta segunda-feira, com 101 anos.Wikimedia Commons

O magnata norte-americano David Rockefeller morreu esta segunda-feira na sua casa em Pocantico Hills, Nova Iorque. O óbito foi confirmado por um porta-voz da conceituada família, segundo avança o jornal The New York Times. Era conhecido pela filantropia, pela grande fortuna, pelas ligações ao banco Chase Manhattan e pela influência que conquistou em praticamente todo o mundo ao longo dos 101 anos de vida.

Terá morrido devido a problemas cardíacos e com uma fortuna avaliada em 3,3 mil milhões de dólares, sendo o multimilionário mais velho do mundo, como revelava a Forbes ainda esta manhã. Em vida, foi recebido com honras de Estado em países estrangeiros e a sua influência ia da administração local de Nova Iorque a muitas outras instituições norte-americanas e estrangeiras, públicas e privadas. No campo da filantropia, deixa um acervo que inclui obras originais de Picasso e de Monet.

Não só pelo força do apelido Rockefeller como pelos costumes que herdou das mais altas elites dos Estados Unidos, ajudou o Chase Manhattan a expandir operações além-fronteiras, tendo sido chairman e presidente executivo da instituição. A família sempre foi vista como detentora do banco, ainda que nunca tenha tido mais do que 5% do capital da instituição, aponta o jornal. Talvez por isso, David Rockefeller era considerado por muitos como “o banqueiro dos banqueiros”.

Ninguém contribuiu mais para a vida comercial e civil da cidade de Nova Iorque por um longo período de tempo do que David Rockefeller.

Michael Bloomberg

Ex-mayor de Nova Iorque

Era também o único neto ainda vivo de John Davison Rockefeller, o fundador da histórica petrolífera Standard Oil Company e o primeiro multimilionário da história dos Estados Unidos. Foi também o único dos cinco filhos de John Davison Rockefeller Jr. a passar toda a carreira profissional no mundo dos negócios e das empresas. Segundo a Bloomberg, foi amigo e confidente de nomes como o diplomata Henry Kissinger e até Nelson Mandela.

A agência recorda ainda o empenho e ajuda que o magnata sempre teve em relação à sua cidade-berço, Nova Iorque. O ex-mayor, Michael Bloomberg, disse mesmo num comunicado que “ninguém contribuiu mais para a vida comercial e civil da cidade de Nova Iorque por um longo período de tempo do que David Rockefeller”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu David Rockefeller. Tinha 101 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião