Croft reduz 25% peso das garrafas para poupar vidro e o ambiente

Casa de vinho do Porto detida pelo grupo The Fladgate Partnership calcula poupança global de 54 toneladas de vidro por ano. As novas garrafas entraram em produção em setembro.

O peso das garrafas de vinho do Porto da Croft vai passar de 610 para 450 gramas, uma redução de 25% que vai permitir à empresa poupar 54 toneladas de vidro por ano e emitir menos 68 toneladas de carbono.

Em comunicado, a marca detida pela The Fladgate Partnership, assinala que as garrafas de vidro representam 29% da pegada global de carbono do vinho, subindo a percentagem para 42% quando se acrescenta o transporte a esta equação.

“Durante décadas o consumidor assumiu que, devido ao peso da garrafa ser mais pesado, o vinho deve ser de maior qualidade do que o contido numa garrafa mais leve. Chegou o momento de começar a mudar a perceção do consumidor e de o fazer concentrar-se no que é verdadeiramente importante, que é o vinho do Porto dentro da garrafa”, resume.

Novas garrafas da Croft, 25% mais leves, começaram a ser produzidas em setembro de 2022

Entre as práticas sustentáveis para minimizar o impacto do negócio no meio ambiente, listadas pela empresa, está igualmente a redução em cerca de 45% do consumo de água nas adegas, com a proporção de água por litro de vinho produzido a baixar de 1,43 em 2011 para os atuais 0,8 litros.

Fundada há mais de quatro séculos em 1588, a Croft é uma das mais antigas empresas de vinho em Portugal. É atualmente uma das marcas no portefólio da Fladgate, liderada por Adrian Bridge, que detém também a Taylor’s, a Fonseca e a Krohn.

A holding possui ainda negócios na área do turismo – com destaque para o hotel The Yeatman e o mega projeto World of Wine (Vila Nova de Gaia), para o Vintage House (Pinhão) e para o Palacete Chafariz d’el Rei (Lisboa) – e no ramo da distribuição, com a Heritage Wines e a garrafeira Onwine.

A Fladgate é também a criadora da Fundação The Porto Protocol, uma instituição sem fins lucrativos que conta já com centenas de membros que “partilham a forte convicção de que, se [partilharem] os sucessos e as experiências, a resposta contra as mudanças climáticas será mais eficaz”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Croft reduz 25% peso das garrafas para poupar vidro e o ambiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião