Investigação sueca diz que ruturas do Nord Stream foram causadas por detonação

A investigação “reforçou a suspeição de uma séria sabotagem”, cita a Bloomberg.

As autoridades suecas apontam que as ruturas nos gasodutos que ligam a Rússia à Alemanha terão sido causadas por detonações, depois de terem sido lançadas suspeitas de sabotagem.

Os serviços de segurança suecos afirmam estar ainda a analisar as ruturas no sentido de perceber se alguém poderá ser acusado e julgado pelas referidas detonações. A investigação “reforçou a suspeição de uma séria sabotagem”, cita a Bloomberg.

Duas das ruturas que afetaram os gasodutos foram descobertas na Zona Exclusiva Económica Sueca na semana passada, somando-se outras duas na área homóloga da Dinamarca.

O apuramento das causas e os respetivos trabalhos de reparação nas quatro ruturas do Nord Stream 1 e 2 poderão demorar “várias semanas, ou até mesmo meses”, estimam os professores ouvidos pelo ECO/Capital Verde, numa altura em que o bloco europeu está há um mês sem receber gás da Rússia.

As autoridades europeias e internacionais têm apontado para a hipótese de sabotagem, possivelmente, da autoria de um agente estatal. “Este tipo de condutas marítimas é feito de cimento e tem uma espessura significativa, com uma profundidade relativamente elevada. Se tivesse sido uma [rutura], até poderíamos pensar num evento catastrófico, ou inesperado, mas quatro ruturas, num espaço de tempo curto, em duas infraestruturas separadas, sugere que pode ter havido uma ação intencional”, argumenta o professor do IST, Rui Baptista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investigação sueca diz que ruturas do Nord Stream foram causadas por detonação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião