Conselho de curadores do Instituto +Liberdade propõe Cecília Meireles, Carlos Guimarães Pinto e Fernando Alexandre para direcção não executiva

O conselho de curadores vai também propor que André Pinção Lucas ocupe definitivamente o cargo até ao final do mandato em curso, em 2023.

O conselho de curadores decidiu convidar Cecília Meireles, Carlos Guimarães Pinto e Fernando Alexandre para a direção do Instituto +Liberdade, onde irão ocupar cargos não executivos, caso a proposta seja aprovada na Assembleia Geral de 12 de outubro, em Lisboa. O conselho de curadores vai também propor que André Pinção Lucas, que assumiu a direção executiva de forma interina em dezembro de 2021, após saída de Carlos Guimarães Pinto, ocupe definitivamente o cargo até ao final do mandato em curso, em 2023.

“A entrada da Cecília Meireles e do Fernando Alexandre na equipa e o regresso do Carlos Guimarães Pinto, desta vez para um cargo não executivo, reforçam a capacidade do Instituto para cumprir a sua missão e continuar a crescer de forma consistente”, afirma Carlos Moreira da Silva, presidente do conselho de curadores do Instituto +Liberdade, citado em comunicado.

A ser aprovada a proposta, este será o regresso de Carlos Guimarães Pinto a uma casa que bem conhece. Cofundador e antigo diretor executivo do Instituto +Liberdade, o deputado da Iniciativa Liberal tinha deixado, em dezembro do ano passado, a direção executiva do instituto para ser candidato às legislativas deste ano.

Cecília Meireles, nova head da Cerejeira Namora, Marinho Falcão, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e com um MBA em Gestão pela Escola de Gestão do Porto, foi secretária de Estado do Turismo durante o XIX Governo Constitucional.

Fernando Alexandre é professor associado da Universidade do Minho. Foi consultor de entidades públicas e privadas, como a Fundação Francisco Manuel dos Santos, Tribunal de Contas ou a Microsoft Portugal. Foi também secretário de Estado adjunto de Anabela Miranda Rodrigues, ministra da Administração Interna do XIX Governo Constitucional, entre 2013 e 2015.

André Pinção Lucas foi consultor estratégico na McKinsey & Company e liderou diferentes áreas na Sonae e na The Navigator Company, tendo ainda coliderado uma startup tecnológica. Faz parte da direção do +Liberdade desde a sua criação, tendo sido o criador do projeto +Factos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de curadores do Instituto +Liberdade propõe Cecília Meireles, Carlos Guimarães Pinto e Fernando Alexandre para direcção não executiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião