CP compra 12 comboios de alta velocidade em 2023

Material para ser usado na nova linha Porto-Lisboa deverá custar 336 milhões de euros e depende do saneamento da dívida da empresa pública ferroviária, refere OE2023.

A CP deverá lançar, em 2023, o concurso para a compra de 12 comboios de alta velocidade. O investimento de 336 milhões de euros permitirá que a transportadora ferroviária tenha material preparado para circular na nova linha Porto-Lisboa. A operação depende do saneamento da dívida da empresa, que está por concretizar, apesar de estar previsto no Orçamento do Estado para 2022.

“A CP prevê ainda o lançamento, em 2023, de concurso para a aquisição de 12 comboios de alta velocidade no valor de 336 milhões de euros. Este investimento deverá ser feito com fundos próprios da empresa, viabilizado pelo saneamento da dívida histórica da mesma”, refere o relatório que acompanha o Orçamento do Estado para o próximo ano.

A compra destes comboios está prevista no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), apresentado em outubro de 2020. O documento também previa a compra de 55 comboios regionais e 62 automotoras para o serviço suburbanos.

A aposta em comboios regionais e suburbanos pode ter financiamento do Estado porque servem para o serviço público. A aquisição de material para a alta velocidade depende unicamente das verbas da CP, pois este serviço é estritamente comercial.

A transportadora pública aguarda a conclusão do processo de saneamento da dívida: o perdão da dívida será de 1,815 mil milhões de euros, o que corresponde a 80% do passivo da CP.

A empresa pública ferroviária, para já, não vai exercer a opção para comprar mais 14 comboios de alta velocidade, que também estava no PNI 2030.

A nova linha Porto-Lisboa ficará pronta em várias fases: até 2028, com o troço Porto-Soure, o Porto a cerca de duas horas de Lisboa; em 2030, a nova linha estará pronta até ao Carregado, o que deixará o Porto a uma hora e 19 minutos da capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP compra 12 comboios de alta velocidade em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião