Fed receia terminar luta contra inflação antes do tempo

As atas da reunião da Reserva Federal dos EUA indicam que a inflação "está a mostrar poucos sinais de retração até agora" e por isso é necessário seguir uma política monetária restritiva.

Os responsáveis da Reserva Federal americana (Fed) consideram que vão ter de continuar a subir as taxas de juro para níveis mais restritivos para fazer baixar a inflação, salientando o risco de terminar a luta contra a subida dos preços de forma prematura.

É isso que mostra as atas da reunião de 20 e 21 de setembro da Fed, em que os responsáveis do banco central “enfatizaram que o custo de tomar poucas medidas para reduzir a inflação provavelmente superou o custo de tomar muitas medidas”.

Naquela reunião, a Fed decidiu subir as taxas de juro em 75 pontos base (pela terceira vez seguida), com os responsáveis sublinharem o impacto que a escalada da inflação está a ter na população com menores rendimentos.

Daí que tenham reiterado que a necessidade de continuar a aumentar as taxas de juro até que os preços deem sinais de alívio. “Os participantes consideram que o Comité precisa de ter, e depois manter, uma abordagem de política restritiva para atingir o seu mandato de promover o pleno emprego e a estabilidade dos preços“, anota as atas.

Contudo, a inflação “está a mostrar poucos sinais de retração até agora“, pelo que a Fed vai ter de apertar as condições financeiras para atingir o seu objetivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed receia terminar luta contra inflação antes do tempo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião