Três em cada cinco portugueses utilizam serviços bancários online

Portugueses revelam maior preocupação com a sustentabilidade dos seus produtos financeiros face ao cidadão médio europeu, mas menos de metade sabe se os seus investimentos cumprem com este critério.

Cerca de 63% dos portugueses utilizam sem problemas o setor bancário online, contra 73% dos europeus. Esta é uma das conclusões de um inquérito Eurobarómetro sobre a forma como os europeus interagem com o mundo dos serviços financeiros, divulgado pela Comissão Europeia esta quinta-feira.

O estudo incide principalmente em áreas como a crescente digitalização e o desenvolvimento do financiamento sustentável e verificou que, globalmente, 86% dos europeus defendem estar à vontade com a gestão das suas finanças pessoais. Em linha com estes dados, também 80% dos portugueses concordaram com a afirmação.

As conclusões demonstram ainda que uma parte dos europeus tira partido do Mercado Único Europeu, já que 12% tem uma conta bancária em outro Estado-membro, contra 15% que tem um produto de investimento. Por sua vez, 16% dos portugueses tem um produto de investimento noutro Estado-Membro, ao passo que 12% tem uma conta bancária.

No momento de tomar uma decisão referente a um produto financeiro, tanto a maioria dos cidadãos europeus, como portugueses, preferem aconselhar-se junto de um banco ou outros consultores financeiros (45% contra 43%, respetivamente). Contudo, 41% dos portugueses têm uma maior preferência por comparações diretas entre produtos, através de publicações especializadas ou sites de comparação, contra 36% dos europeus.

Já a terceira fonte de informação favorita, face a produtos financeiros, são as recomendações de amigos, família ou conhecidos, sendo esta opção a favorecida por 35% dos europeus – e 32% dos portugueses.

No que diz respeito à sustentabilidade dos seus investimentos, mais de seis em cada dez europeus (62%) consideram importante que as suas poupanças e investimentos não financiem atividades económicas prejudiciais para o planeta – 72% dos portugueses concordam com a afirmação. Por outro lado, 57% dos portugueses estão mais dispostos a investir num produto financeiro sustentável, contra 49% dos europeus.

No entanto, apenas 34% dos europeus sabe se as suas poupanças e investimentos estão aplicados em produtos sustentáveis, contra 38% dos portugueses. Nesta mesma linha, apenas 29% dos cidadãos europeus recebem informações sobre o impacto na sustentabilidade de produtos ou serviços financeiros, contra 34% dos portugueses.

Face a estes números, os dados concluem que existe a necessidade de haver mais informação acessível ao público, e de fácil compreensão, de modo que os consumidores consigam fazer escolhas devidamente informadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Três em cada cinco portugueses utilizam serviços bancários online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião